O Setor – Anap

O Setor

O aparista de papel é o empresário responsável pela compra de aparas de papel dos pequenos comerciantes, dos sucateiros, das associações, das pequenas empresas, sobras de produção gráfica, de bancos, de supermercados, de escolas, dentre outros.

Ou seja, trabalham com aparas de papéis totalmente recicláveis para as indústrias.

ANAP-Relatório-Anual-2012-2013.pdf (295 downloads)
 

Relatório_Anual_2013_2014.pdf (394 downloads)
 

Relatório_Anual_2014_2015.pdf (261 downloads)
 

ANAP-Relatório-Anual-2015-2016.pdf (1034 downloads)
 

 Descrição da Atividade Econômica

 

As empresas após adquirirem as aparas, são responsáveis pela separação e classificação das mesmas para posterior vendas aos fabricantes (recicladores) que estão cada vez mais exigentes quanto à sua qualidade, pois isso implica diretamente na otimização da reciclagem.

A comercialização das aparas descrita no fluxograma abaixo descreve as fases que são geradas as aparas e o caminho percorrido até as empresas recicladoras, passando pelos aparistas que selecionam , prensam, enfardam as aparas enviando-as para a destinação adequada.

 

Fluxograma do processo de comercialização de aparas

 

 

Atividade econômica no contexto social e ambiental

 

O uso de fibras recicladas para a fabricação de papel não é recente e teve sua origem devido a fatores econômicos e ambientais.

O planejamento estratégico e a definição de objetivos para o giro mercadológico das empresas de aparas, analisada sob a ótica da visão sistêmica, não pode, por mais consciente que seja, ser estabelecida sem a constante preocupação com o ambiente em que o sistema empresa está inserido.

O grande aumento populacional e o conseqüente aumento do consumo têm evidenciado a preocupação atual com a qualidade de vida das gerações futuras, fato esse que coloca às empresas aparistas novas formas de interação com o meio ambiente, visto que a continuidade de suas atividades depende da
contínua aceitação pela comunidade, atingida por campanhas ambientais que promovem mudanças nas preferências dos consumidores, bem como na idéia de associação de coletor de resíduos recicláveis a lixeiro.

O setor aparista busca um tratamento diferenciado pelos órgãos públicos, pela função sócio-ambiental e econômica que o segmento das aparas de papel exerce em suas atividades, além da valorização do setor como efetivos agentes ambientais.

O crescimento da consciência ambiental e o atual mercado vêem a importância de uma excelente comercialização e destinação de aparas de papéis para otimizar a reciclagem, à medida em que a mesma contribui para a preservação e conservação do meio ambiente e para a solução da destinação de parte do lixo urbano.

Assim, os principais fatores de incentivo a reciclagem de papel, além dos econômicos, são a preservação dos recursos naturais, minimização da poluição e a diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros.

Links úteis

 

ANAP links uteisABPO – Associação Brasileira do Papelão Ondulado
http://www.abpo.org.br

ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel
http://www.abtcp.org.br

CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem
http://www.cempre.org.br

Industria Brasileira de Arvores

http://www.iba.org/pt

ABIGRAF – Associação Brasileira da Indústria Gráfica
http://www.abigraf.org.br

TV Meio Ambiente
http://www.meioambiente.com.br